quinta-feira, 28 de março de 2013

Coturnos: do exercito as ruas

                 
 




  Coturnos: do exercito pras ruas 




 A história dos coturnos é longa, vamos dar uma resumida aqui. Surgiu no começo do século passado e foi criado especialmente para soldados, no inglês chamado de combat boots (botas de combate).

              O primeiro coturno era muito desconfortável, não tinha distinção entre pé direito e pé esquerdo. Era para ir se adaptando aos pés dos soldados devagarinho, e os caras ficavam todos machucados e cheios de bolhas. Com o tempo, eles foram sendo aperfeiçoados até que, durante a segunda guerra mundial, já eram muito parecidos com os que a gente vê hoje, há relatos de tropas inteiras na Europa que usaram sapatos que logo teriam o cano alongado e passariam a ser vistos como são conhecidos hoje

Soldados na segunda guera mundial


Após a guerra o coturno veio com tudo no meio do mundo Punk por volta da década de 70, eles desfilaram estilo com o antes "sapato de guerra", tornando algo mais bem visto pelo homem, já mais confortável que os de antigos lançado no século XVII e já mais desenhado e com spikes e tachas.


Punks

início dos anos 1990. No tempo de kurt cobain e sua trupe, além da febre dos tênis All Star, o coturno ganhou força como ícone de rebeldia e fuga de padrões e passou a ser combinado com calças baggy, camisas de flanela e cabelos crescidos. Uma década mais tarde, o coturno passou a figurar os pés dos jovens 
kurt cobain




Bem, já faz tempo que o acessório foi ‘pego emprestado’ dos militares e que os roqueiros começaram a usá-lo como sapatos do dia a dia, muitos garotos estão passando a aderi-lo e aos pouco esta peça vem ganhando publico. 



Aqui vai algumas dicas como escolher o coturno que melhor adere ao seu look.

Escolha o modelo correto
Existem diversos tamanhos e estilos de coturno, alguns são bem altos e chegam até o joelho ou até mesmo passam deles, como as botas femininas, já os mais comuns vão até o tornozelo. Alguns possuem amarrações, fivelas, zíper, tudo depende do seu gosto e de como e onde deseja usar o coturno.


Pretos e confeccionados em couro caem bem com qualquer roupa, desde as famosas calças skinny pretas, brancas, em jeans comum, coloridas, jeans normais retos, basicamente, quase tudo. Além das calças, os coturnos ainda caem super bem com short, mas tudo depende da maneira como ele é usado. Em geral os coturnos dão uma impressão de que as pernas são mais compridas, de modo que o ideal é que homens mais baixos usem o coturno com short, já os homens mais altos devem evitar a combinação coturno até o tornozelo com short.



Muitas pessoas sentem dúvida sobre amarrar ou não o coturno e a grande dica de moda é: não. Para que o look com o calçado fique ainda mais bonito e descolado o ideal é que ele não seja amarrado, pois o sapato frouxo, com os cadarços soltos dá uma impressão de desleixo, garoto rebeldes e todas essas coisas que deixam as garotas suspirando. Além de bem mais bonito, dessa forma a perna fica mais larga, não aperta e nem machuca e a calça fica muito mais bonita.



Agora é escolher qual melhor faz seu gosto e montar seu look ;) ...











Deyverson Silva

3 comentários:

  1. alguem sabe onde consigo comprar um coturno deste modelo em SP capital?
    Contato: kiara.pipito@hotmail.com.br
    grato!!!

    ResponderExcluir